sábado, 3 de novembro de 2012

COMO TROCAR OS ROLAMENTOS DE UM ALTERNADOR

Você sabe trocar os rolamentos de um alternador? Então vamos lá:

O processo é muito simples desde que siga alguns passos importantes. O alternador usado aqui é um BOSCH do Santana 2.0.

    


Vamos prende-lo bem firme em uma morsa ( torno de bancada) para iniciar a desmontagem das polias.





Atenção especial ao local onde deve ser fixado à morsa para não amassar nada nem quebrar devido ao aperto.




Utiliza-se um soquete medida 22 ml. para soltar a porca principal. Aquela que se encontra dentro da polia externa.Após o desmonte, preste muita atenção nos calços entre as polias externa e interna ( de refrigeração). Marque a sequência para não montar errado.











Agora vamos iniciar o desmonte da carcaça do alternador. Você vai precisar de uma ferramenta do tipo de punção e torque. Quando bate ela torce o parafuso para o lado que estiver ajustada; para soltar ou apertar.
Muito útil.Tem parafusos que precisam de um "carinho" a mais, é claro.











Agora fixaremos o rotor do alternador na morsa para retirar o rolamento que fica prensado nele, precisaremos de um sacador para este trabalho.Novamente muita atenção ao prender o rotor na morsa para não amassar nenhuma parte e não estraga-lo definitivamente.

















Vamos aproveitar e tirar todas as imperfeições do rotor, na pista onde trabalha o regulador de voltagem cria-se com o passar dos anos deformidades que devem ser removidas para que haja um bom desempenho do mesmo.





Prenda o rotor no mandril de uma furadeira de bancada para que ele gire e possa fazer o desbaste de forma unicêntrica; ou seja não desbastar demais um lado do que o outro e deixar tudo "quadrado".Com o auxilio de uma lima fina dá-se o acabamento desejado.






Após tudo isso feito inverte-se o processo e inicia-se a montagem examinando tudo, passo-a-passo para não montar nada errado, deve-se testar o coletor do alternador com o auxilio de um multímetro para constatar se a resistência e a impedância de voltagem do mesmo.Vamos monta-lo e dar acabamento já que não foi encontrado nenhum problema com a carcaça.














Basicamente é isso ai pessoal, quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto eu vou postar também uma apostila criada pelo SENAI juntamente com a CST sobre Materiais e Equipamentos de Baixa Tensão. 



















6 comentários:

  1. boa dica...se tiver apostila pode me enviar via email?
    pb.gilmar.alvorada@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite, gostei da explicação será que você pode me mandar essa apostila por gentileza para email: joab.sousa2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, adorei a explicação poderia enviar essa apostila por e-mail?
    frankney_alves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua aula poderia me enviar apostila geraldomoretta@gmail.com grato

    ResponderExcluir
  5. acho que vou no meca mesmo porque nãotenho morsa nem sacador , mas quanto custara isso ?

    ResponderExcluir