sábado, 4 de agosto de 2012

Sonic: conheça o novo lançamento da Chevrolet no Brasil



"O Sonic hatch e sedã são dois novos modelos que vêm para complementar a gama oferecida pela Chevrolet no Brasil", afirma o vice-presidente da General Motors do Brasil Antônio Meira Jr. de Búzios, RJ*


Depois de passar anos com uma linha de produtos defasada, a General Motors do Brasil agora tem pressa em atualizar todo portfólio da Chevrolet no país. Começou em setembro, substituindo o Vectra pelo Cruze, em novembro trocou as carrocerias sedã de Astra e Corsa pelo Cobalt, em fevereiro apresentou a uma nova geração para S10 e agora lançou o Sonic, que chega para ocupar um espaço entre o Agile e o Cruze Sport6 - variante hacth do sedã que chegou em abril.

 Além disso, o novo veículo tem uma versão sedã, opção a mais entre os seis que a Chevrolet já oferece no mercado nacional: Classic, Cobalt, Cruze, Malibu, Omega e Prisma. "O Sonic hatch e sedã são dois novos modelos que vêm para complementar a gama oferecida pela Chevrolet no Brasil.

 Vão preencher uma importante faixa de mercado, formada por clientes que procuram estilo, tecnologia e sofisticação, sem abrir mão da esportividade e da praticidade que só um compacto premium pode oferecer", afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil. Esteticamente, o Sonic que está sendo importado da Coréia do Sul, e a partir do próximo ano será trazido do México, tem faróis com os canhões de luz expostos que chamam atenção ao primeiro olhar. A grade bipartida com a barra ostentando a gravata dourada remete imediatamente ao design dos Chevrolet. O sedã e o hatch são modelos bem distintos. O sedã, visto de perfil, tem uma presença mais sofisticada e madura. À primeira vista, o modelo de cinco portas parece um hatch de três porque os puxadores traseiros estão discretamente localizados na coluna "C". A traseira do Sonic hatch reforça ainda mais o espírito jovem do modelo, já que inclui lanternas pouco convencionais, inspiradas nas motocicletas, enquanto o sedã tem lanternas mais sóbrias.


 CONJUNTO MOTRIZ:

Fábricado na Hungria, o motor 1.6 16V Ecotec do Sonic rende 120 cv quando abastecido com etanol e 116 cv com gasolina, sempre a 6.000 rotações por minuto. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece já nas 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já estão disponíveis a partir dos 2.200 giros. Associado a este propulsor, duas caixas de câmbio, uma manual de cinco marchas e um automático, de seis velocidades. De acordo com a GM, o câmbio automático se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Por exemplo, em uma descida, ela reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do condutor. Em subidas, evita trocas desnecessárias.


 EQUIPAMENTOS:

A versão LT traz uma boa oferta de itens de série, como ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo, ABS com EBD, trio elétrico, rodas em liga leve aro 15 e desembaçador do vidro traseiro. Já a versão LTZ oferece tudo o que a LT traz e ainda o sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, apliques cromados nas maçanetas internas, friso lateral cromado, rodas em liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16, descansa-braço central, controles para o rádio no volante e rede porta- objetos no porta-malas. Além disso, a versão do Sonic LTZ ainda oferece a opção do câmbio automático de seis marchas, piloto automático e o revestimento dos bancos em couro.

  IMPRESSÕES:

Avaliado entre as cidades do Rio de Janeiro e Búzios, num total de 340 km entre ida e volta, o Sonic mostrou boa dirigibilidade. O motor é interessante nas retomadas, mas demora a atingir velocidades mais altas. A suspensão está bem adaptada aos pisos irregulares. Alguns itens poderiam melhorar. As laterais das portas não têm apliques de nenhum material mais agradável ao toque, são completamente revestidas por plástico. Os bancos poderiam ter um tecido melhor e a opção em couro não utiliza o material natural, já que a Chevrolet utilizou uma variante sintética. Falta também o terceiro apoio de cabeça central no banco traseiro.

  PREÇOS:

O Sonic hacth é oferecido a partir de R$ 46.200, na versão LT com câmbio manual. O LTZ custa R$ 48.700 com caixa manual e R$ 53.600 automático. O sedã parte de R$ 49.100, LT manual. O LTZ custa R$ 51.500 com câmbio manual e R$ 56.100 automático. Para qualquer carroceria, a pintura metálica custa R$ 965. A expectativa é vender 1.200 unidades por mês, meta simples levando em conta que a Chevrolet tem 600 concessionárias. Os principais concorrentes do novo Chevrolet são o Ford New Fiesta, os Honda Fit e City e ainda o veterano VW Polo. Todos estes produtos, incluindo o Sonic, tem três anos de garantia, à exceção do Polo, que conta com apenas um ano de cobertura total. RENOVAÇÃO A Chevrolet continuará com sua meta de renovar e atualizar seus veículos. O próximo lançamento chega no final deste mês: será o Spin, uma minivan para cinco e sete passageiros que irá substituir de uma só vez a Meriva e a Zafira. Até o final do ano, a marca apresentará mais um hatch e um sedã compactos (família Onix, fabricada no RS) e a Blazer.

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