domingo, 1 de abril de 2012

CONCORDE 1976

Os anos 30 foram uma época de inovação no design automotivo que rendeu boas homenagens no mundo das réplicas nacionais. Caso do pioneiro MP Lafer. Embora baseado no MG TD de 1950, este era uma evolução do TA de 1935. O estilo do período ainda estaria no Avallone TF e no Alfa Romeo 2300 1931, da L’Automobile, todos inspirados em clássicos europeus. Mas coube ao paulista João Storani criar um carro que celebrava os clássicos americanos dos anos 30, o Concorde. Duesenberg, Cadillac, Cord, Buick... Não dá para saber a origem exata das suas linhas. Afinal, a carroceria de fibra de vidro tinha design único. Homenageava a época, mas não era uma réplica. Filho de italianos, comendador e empresário de Jundiaí (SP), Storani colecionava conversíveis antigos, paixão que deu início ao projeto em 1974. Dele ainda participaram os filhos João Antônio e Cesar Augusto. "Nem passava pela cabeça dele comercializar o veículo", diz o neto Eduardo. "Mas seu amigo Roberto Lee, presidente do Veteran Car Clube na época, ao ver o carro pronto, o convenceu a expor no Salão do Automóvel de 1976." O interesse gerado no evento levou Storani a criar a Concorde Indústria de Automóveis Especiais. Num segmento em que o motor VW a ar imperava, o projeto inovou mais uma vez com mecânica do Ford Galaxie. O chassi era próprio, com entre-eixos de 348 cm, 46 cm a mais que o do já enorme Galaxie. Por outro lado, era mais de 500 kg mais leve. Todas as versões eram conversíveis: roadster (sem teto ou janelas laterais), cabriolet, ambas de dois lugares, ou phaeton (sem vidros laterais, mas com teto, de quatro lugares). O cliente podia escolher o acabamento. Cada Concorde era um carro único. Optava-se pelos V8 292 (4,8 litros) de 190 cv ou 302 (4,9 litros) de 199 cv e por câmbio manual ou automático. Apesar das dimensões avantajadas, o estilo comprometia a ergonomia e o espaço interno. Ao volante, a versão manual lembra conversível esportivo de alto padrão dos anos 70 até na estabilidade. "Um roadster com motor 302 e câmbio de quatro marchas que passa de 190 km/h e faz de 0 a 100 em uns 9,1 segundos", diz Renato Storani, também neto do industrial. Ao total, foram finalizados 15 carros até 1980, sendo dois exportados. Três carrocerias que sobraram foram usadas noutro projeto, o Harpia. À venda na loja Private Collections de São Paulo, o carro das fotos é o único produzido com chassi curto. Storani morreu aos 72 anos, em 1996. Até hoje a família mantém desde novas três unidades do Concorde, projeto que é um raro exemplo de como se pode ser fiel ao passado e ainda manter um ar de originalidade. RÉPLICAS
Além do MP Lafer (foto), o Avallone homenageava também o mesmo projeto da inglesa MG, mas a geração TF, de 1953. O estilo ainda remetia aos anos 30 e a mecânica era a do Chevette. Apesar do nome, o Alfa Romeo 2300 1931, da L’Automobile, usava motor VW 1.6 a ar de Brasilia. Se o Bugatti 35B, da Thunderbuggy, também adotava tecnologia VW, o projeto de inspiração era um pouco mais antigo - o modelo original começou a correr em 1924 e durou até 1931. FICHA TÉCNICA Motor: V8, dianteiro central, longitudinal, carburador de corpo duplo, refrigeração a água, a gasolina Cilindrada: 4 950/4 785 cm³ Diâmetro x curso: 81,0 x 86,4 mm/95,25 x 83,82 mm Taxa de compressão: 8,5/7,8:1 Potência: 199 cv a 4 600 rpm/190 cv a 4 000 rpm Torque: 39,8 mkgf a 2 400 rpm/37 mkgf a 2 100 rpm Câmbio: manual de 3 ou 4 marchas ou automático de 3 marchas, tração traseira Carroceria: roadster, cabriolet ou phaeton Dimensões: comprimento, 520 cm; largura, 192 cm; altura, 140 cm até o teto; entre-eixos, 348 cm Peso: 1 200 kg (referência) Suspensão dianteira: independente, braço triangular superior, braço simples inferior Suspensão traseira: eixo rígido, tensores longitudinais, braço de reação, barra transversal tipo Panhard, molas helicoidais Freios: disco na dianteira e tambor na traseira Pneus: aço, raios cruzados 5 x 16, pneus 6,50 x 16 faixa branca. POR FABIANO PEREIRA | FOTOS: MARCO DE BARI

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