sábado, 14 de maio de 2011

Guardador para cadeira de rodas

Guardador para cadeira de rodas
Maio 2011

 

O Chair Topper permite que, sem a ajdua de ninguém, o deficiente guarde sua cadeira de rodas em menos de 2 minutos

Por Luís Perez

 
Para um cadeirante, o automóvel é sinônimo de mobilidade e independência. Mas, por mais que surjam novos tipos de adaptação do veículo às suas necessidades, o deficiente ainda esbarra num problema: dobrar e guardar a cadeira no carro sem depender de ninguém. Para resolver esse problema, a Cavenaghi lançou no Brasil o Chair Topper. Sua a proposta é permitir ao cadeirante apertar um único botão para levantar e guardar a cadeira de rodas dentro de uma caixa de transporte no teto do veículo. Para conhecer melhor o equipamento, pedimos a ajuda da administradora Márcia Jordão, que perdeu o movimento das pernas há 18 anos, após um acidente automobilístico. Se para os homens já é difícil tirar do chão e colocar uma cadeira de rodas dentro do veículo, imagine para uma mulher, que costuma ter menos força física.

Logo na primeira tentativa, ela conseguiu manusear com desenvoltura o equipamento, instalado em um VW Gol. Só precisou se deslocar da cadeira para o banco do motorista, encaixar um clipe no assento da cadeira e acionar um botão. O equipamento ergueu a cadeira, dobrou-a e encaixou-a sobre o teto. Tudo em 1 minuto e meio. "Gostei muito, pois dá independência total. Hoje dependo dos outros para guardar a cadeira. Com certeza compraria o equipamento se não fosse tão caro", diz. De fato, o Chair Topper, que é importado dos Estados Unidos do fabricante Braun, tem o preço salgado: entre 14 000 e 16 000 reais.

Márcia vê outras limitações. Para usar o equipamento, é preciso ter uma cadeira dobrável em "X". As cadeiras em "X" em geral são mais baratas, mas a maioria dos deficientes prefere as monobloco, que são mais atraentes pelo design, mais leves e estáveis. A cadeira dobrável em "X" usada no teste custa 7 000 reais (uma monobloco similar sai por 12000 reais), mas é possível encontrar a partir de 1 200 reais. Outro problema pode ser a vaga de garagem. Com os 75 cm adicionais da caixa sobre o teto, é preciso verificar se o carro não vai esbarrar na entrada do prédio ou em estacionamentos de shopping, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário